quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Cláudia Mestre


O retrato tem sido uma das minhas grandes paixões desde que me encontrei no gesto de desenhar. 
Cada pessoa, no momento em que a vou desenhar, tem as linhas do desenho já em si. Tem as sombras e a luz próprias do seu ser, o seu próprio ritmo e a sua própria dignidade.
Desenhar um retrato é servir esse ser que está em frente de nós.

Para mim, o desenho de um retrato é uma escultura de luz. Ao desenhar sou apenas uma servidora que deixa essa luz aparecer.
Amar e servir, pensei… como as divisas de uma ordem ou profissão. :)
Um pintor ou um desenhador é realmente um servidor. Toda a criatividade tem como função servir a vida, torná-la bela, luminosa. E não estou a falar de beleza como um artifício, mas da beleza límpida da alma, a beleza do próprio ser, com tudo o que faz parte dele.

E isto para dizer que este retrato da Cláudia Mestre me deu um prazer imenso a fazer, no ambiente feliz do 10º aniversário dos Urban Sketchers Portugal.
Estávamos sentadas num círculo de pessoas a retratarem-se mutuamente, aquilo a que chamam de duelos, mas que eu senti mais como um dueto, pela comunicação que se estabeleceu nesses momentos em que cada uma estava centrada na outra.
Agradeço à Cláudia pela disponibilidade de posar com a calma dela, e por ser uma pessoa tão serena, que trouxe toda essa luz ao desenho.
Quando olho para este retrato vejo uma figura renascentista, e ela é uma mulher afinada com o renascimento de uma nova era de respeito pela Natureza.


E aqui está o desenho que ela fez de mim. :)

2 comentários:

  1. Já sabias que tinha adorado o retrato que fizeste de mim e, agora, gostei tanto de ler o que escreveste. Os teus desenhos são assim como tu, especiais, verdadeiros, transparentes, sensíveis. Foi um bom momento, aquele em que nos desenhámos uma à outra, e a que chamaste tão bem de dueto. Foi um privilégio para mim, ter sido desenhada por ti. Até breve!

    ResponderEliminar
  2. Que bonito texto! Fazer um retrato é mesmo algo de especial e retratar a essência da pessoa não é qualquer um que a faz tão bem, parabéns!!

    ResponderEliminar

Grata pelo interesse neste blog, e pelos vossos comentários.