terça-feira, 11 de agosto de 2020

Um jantar muito tranquilo com o Paulo J. Mendes em Paredes de Coura



A sensação foi de pintar com matéria viva. O vinho espesso com a potência da uva bem visível. Não resisto a um material dessa qualidade! :)
Os momentos que seguem uma refeição são muitas vezes momentos de grande prazer para mim, pela plasticidade de uma mesa já desarrumada, das nódoas de vinho ou azeite na toalha de mesa, e de toda a descontracção que a barriguinha cheia proporciona.
Eu não desenho habitualmente a comida quando ela chega à mesa. Esse para mim é o momento de saborear uma outra arte... e quando num restaurante, de saborear a arte de outros. Mas o final de uma refeição alongada no prazer de desenhar, é algo de que gosto muito.
Este desenho foi feito em Paredes de Coura, ao final do dia do encontro que aí se realizou com muitos participantes da actividade "Desenhos do Alto Minho, Sketching com História".
Ao final do dia apenas ficámos nós. O Paulo estava a fazer a residência artística dele ali e eu fiquei a jantar com ele, antes de regressar a Valença do Minho, onde estava a fazer a minha.
Fomos a um lugar onde servem comida mesmo caseira, o Barbaças, e onde fomos muito bem recebidos. Foi um jantar calmo, como nós gostamos. 
E eu fiquei sensibilizada de como as aguarelas dialogaram com o vinho minhoto. ;) 
Verde tinto... em malga, claro, como dita a tradição! 
E essa cor roxa ainda só a encontrei no Norte de Portugal e na Galiza.

2 comentários:

  1. Já lá vai cerca de ano e meio. Confesso que não me lembro o que é que jantámos, mas sei que o fizemos magnificamente, ou não fosse este um sítio que me tinha sido vivamente recomendado.
    O que recordo bem foram os instantes pós-repasto, entre desenhos entremeados de conversas com o simpático e hospitaleiro casal proprietário. Não podíamos ter acabado as residências artísticas de forma mais reconfortante, quando lá fora as ruas estavam gélidas, escuras e vazias. Ainda voltaste para Valença sob tais condições... Eu, sorte a minha, só tive que atravessar a rua :)))

    ResponderEliminar
  2. Que post tão saboroso! Pelo que se adivinha antes do desenho, ao longo do desenho e do próprio desenho.
    Também aprecio muito os momentos à mesa!

    ResponderEliminar

Grata pelo interesse neste blog, e pelos vossos comentários.